Cabral Cid - SEO Niterói - Consultoria -Estrategista em Vendas Online e Mentor de Resultados
O Guia Fácil da Criação da Persona
6 de novembro de 2016

Como Usar o Growth Marketing para a Atrair e Reter Clientes

Growth Hacking - SEO Niterói - Consultoria -Estrategista em Vendas Online e Mentor de Resultados

Como usar o Growth Marketing para Atrair e Reter Clientes:

O que é Growth Hacking?

Hacker é aquela pessoa que está mais preocupada em alcançar um objetivo que seguir um processo ou conjunto de regras. Em outro termos, um hacker se preocupa mais com a necessidade de realizar algo e alcançar a sua meta do que como realizar e alcançar essa meta. Com isso, os hackers costumam encontrar meios inovadores de fazer as coisas com objetivo de alcançar as suas metas, sem seguir regras determinadas.

Growth Hacking é uma estratégia de empreendedorismo desenvolvida e utilizada em startups no Vale do Silício que utiliza a criatividade, as análises e as métricas sociais para vender produtos e ganhar a exposição.
Facebook, Twitter, LinkedIn, Airbnb e Dropbox são todas empresas que utilizaram técnicas de Growth Hacking no período de fundação.
O empresário Sean Ellis popularizou o termo no ano de 2010. Ele definiu um Growth Hacking como “Uma área cujo objetivo é o verdadeiro crescimento. Tudo o que é feito, deve ser examinado por seu potencial impacto sobre o crescimento escalável”
O Growth Hacker é um hacker que tem como objetivo principal crescer o número de usuários e clientes de um determinado produto. 

Você pode ser um Growth Hacker?

Você tem a capacidade de assumir essa responsabilidade pelo crescimento de um negócios? O Growth Hacker tem como objetivo imediato conectar o seu mercado-alvo com o produto ou serviço do seu negócio.
A característica essencial de um Growth hacker é a criatividade. Sua mente é a melhor ferramenta de trabalho. Este profissional vai além de estratégias de Adwords ou SEO para a distribuição da informação. Canais tradicionais de marketing, muitas vezes geram um alto custo por aquisição e baixo valor pelo tempo que duram. Em uma época de usuários sociais, a estratégia de crescimento vem do ajuste de um produto ao mercado, elevando as escalas virais pela experiência do consumidor.
Um Growth Hacker também precisa ser disciplinado para seguir um processo de priorização de idéias, testando-as, além de ser analítico o suficiente para saber definir os mecanismos que apresentaram resultados positivos para serem mantidos, repetidos e escaláveis, visando o crescimento do negócio.
 
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Talvez você tenha lido o título e se perguntou: o que significa isso que eu nunca ouvi falar? Não se preocupe. Certamente você não foi o único! O Growth Hacking é relativamente novo por aqui, mas já é muito visado fora do país. Ele é aplicado por grandes startups do Vale do Silício, o famoso pólo tecnológico nos Estados Unidos, referência mundial em informação e inovação.
 
O termo sempre foi conhecido por ser um invasor de redes de computadores ou um criminoso virtual. Ao contrário dessa crença, o hacker é aquele indivíduo com uma dedicação além do comum em busca do conhecimento. Aquele cara que não sossega enquanto não entender toda e qualquer parte do que se propôs. Cada mínimo detalhe. Seja sistemas, hardwares, ou neste caso especifico, vendas.
 
Neste contexto, o Growth (do inglês, crescimento) Hacker é um profissional cujo objetivo é fazer crescer o número de usuários de um produto ou serviço. Ou seja, através de uma metodologia testável e escalável, o Growth Hacker alavanca as métricas de conversão. 

Growth Hacking x Growth Marketing:

Você deve estar se questionando se não estamos falando de um profissional de marketing, certo? Não, não estamos. Enquanto muitas pessoas consideram que o crescimento do número de usuários seja uma função de marketing, encontramos exemplos de produtos que aumentaram as vendas de outras formas.
Há muitas decisões responsáveis pelo crescimento do número de usuário de um determinado produto ou serviço. Por isso, o Growth Hacker tem um papel multifuncional englobando não apenas o marketing, mas o produto, as operações empresariais, finanças e até mesmo os recursos humanos.

Algumas ferramentas usadas por um Growth Hacker:

  • Ações Virais: Através do compartilhamento de conteúdo dos usuários existentes para os novos;

  • Ações Pagas: Com estratégias de SEM (search engine marketing), Links patrocinados (Google Adwords, Facebook Ads), anúncios na TV, celulares, rádios, marketing de afiliados, dentre outros;

  • Marketing de Conteúdo: Através de posts em blogs, infográficos e vídeos virais, aumentam a visibilidade da marca e o tráfego para o site, convertendo visitantes em consumidores;

  • E-mail Marketing: Estratégia de relacionamento utilizada para conversão de novos consumidores e motivação para gastarem mais com o seu negócio;

  • SEO (posicionamento em sites de buscas): Efetivamente utilizado para construir uma infraestrutura escalável aplicáveis a inúmeras páginas, ao invés da seleção tradicional de uma pequena quantidade de palavras-chave.

Resumindo: Growth Hacking é a interseção entre o marketing e o desenvolvimento do produto, levando uma experiência mais agradável ao consumidor que, atraindo aos novos usuários ao viralizá-la.
 
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Como usar o Growth Marketing para Atrair e Reter Clientes:

Hotmail Tagline, sempre que um usuário enviava um e-mail para outra pessoa, havia uma mensagem no rodapé do e-mail com algo como “Esse e-mail foi enviado via Hotmail, cadastre-se no Hotmail agora” e “Faça sua conta gratuita no Hotmail”.
 
Integração do Airbnb no Craigslist Através de uma engenharia reversa de postagens no Craigslist e automatizando este processo de “cross-post” de sua listagem no Craigslist, o Airbnb foi capaz de hackear seu crescimento próximo das dezenas de milhões de usuários.
 
Mailbox Através da criação de um incrível vídeo de lançamento combinado com uma interface bem bacana mostrando quantas pessoas estavam a frente de você na lista de espera, Mailbox criou uma enorme repercussão e atenção para seu produto. Em apenas seis semanas, Mailbox já tinha mais de um milhão de usuários cadastrados esperando para utilizar o serviço.
 
Programa de recomendações do Dropbox Semelhante ao sistema de convites do Paypal, o Dropbox permite que usuários convidem seus amigos em troca de mais espaço. Isso fez com que o Dropbox crescesse de 100mil usuários para nada menos que 4 milhões de usuários em menos de dois anos.
 
Sugestão de seguidores do Twitter Uma vez que o Twitter descobriu que usuários que seguem mais de 30 pessoas são aqueles que se tornam ativos na plataforma, eles otimizaram a experiência do usuário para encorajar este comportamento, aumentando a base de usuários ativos.
 
Brinde por recomendação do Paypal Através do pagamento de $10 para cada novo cliente e $10 para cada recomendação feita por um cliente, o Paypal foi capaz de hackear seu crescimento vespertino chegando perto das dezenas de milhões de usuários até encerrar o oferecimento desse bônus.
 
Auto-seguir do Pinterest Ao cadastrar-se no Pinterest, você automaticamente passa a seguir um grupo de usuários de alta qualidade. Isso ajudou muito a resolver um problema do “início frio”, onde você precisa sair buscando pelo serviço os boards e pessoas para seguir. Ao invés de deixar o novo usuário solto na plataforma, o Pinterest oferece um sample de usuários de alta qualidade com conteúdo de qualidade imediatamente no feed dos novos entrantes.
 
Cross-posting do Instagram Por decidir ser abrangente com serviços como Twitter e Facebook, o Instagram foi capaz de ampliar sua distribuição para plataformas bem grandes com a finalidade de acelerar o crescimento do seu serviço quando começou.
 
Youtube a respeito do DMCA ( Digital Millennium Copyright Act ) O Youtube tentou várias estratégias para se diferenciar dos seus concorrentes, e, no final, o crescimento dele se deu exatamente na métrica que realmente importava, que era a conversão de virais em usuários.
 
A estratégia de SEO e conteúdo do Mint O Mint focou em construir um blog bem focado e personalizado sobre finanças com conteúdo poderoso e útil. O blog do Mint se tornou o principal blog sobre finanças pessoais e direcionou um grande tráfego para seu serviço. Os infográficos e artigos populares se tornaram bem frequentes no Digg, Reddit, etc.
 
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