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O Guia Fácil da Criação da Persona

Cabral Cid - SEO Niterói - Consultoria -Estrategista em Vendas Online e Mentor de Resultados

O Guia Fácil da Criação da Persona

Como criar, identificar e interagir com o seu público, aprendendo com o Guia fácil da Criação da Persona

1) O que são Buyer Personas?

Buyer Personas são representações fictícias dos seus clientes ideais. São pesquisas através de dados reais sobre as características demográficas e comportamento dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Personas são Pessoas.

2) Como podemos criar as Buyer Personas?

Normalmente são feitas através de perguntas em um questionário no papel ou entrevista com o seu público alvo, Podendo ser impresso ou online. Você vai coletar dados que serão de qualidade e quantidade para criar a imagem do seu cliente ideal.

2.a) Fez a sua pesquisa e está concluída, realizou algumas entrevistas e reuniu todos os dados que precisava, você já é capaz de visualizar suas personas = público alvo com detalhes. Super Parabéns!

2.b) Como você vai apresentar essa persona para sua empresa? Para que os departamentos possam entender com quem estão falando, baixe o seu guia fácil de buyer persona aqui.

3) Como Buyer Personas podem ajudar?

✓ Você vai gerar ali as informações para atingir o seu objetivo;

✓ A forma e o tipo de assunto na pesquisa para entender o que o seu público alvo deseja;

✓ Facilita a organização de suas estratégias para elaborar um conteúdo mais focado no seu público;

✓ Ali você segmenta as perguntas para conhecer mais profundamente o seu público;

✓ Entender mais o que pensam e o que querem para consumir e o que falam do seu produto ou serviço.

SEO Niterói - Consultoria -Estrategista em Vendas Online e Mentor de Resultados

4) Exemplo de Entrevistas das Buyer Personas:

a) Introdução:

“Olá, O NOME , tudo bem? Meu nome é Cabral Cid, sou Expert em Vendas Online ou NOME DA SUA EMPRESA. Recentemente você assinou nosso plano ZZZZZZZZZ. Estamos fazendo uma rápida pesquisa com nossos clientes que vai levar “ aproximadamente 14-20 minutos do seu tempo.”

Atenção Galera! Nesse momento pode ser interessante oferecer um incentivo para as pessoas
responderem o questionário. Algo como uma promoção, desconto ou um brinde.

b) Propósito – Entrevista:

✓ Entrevistado nos conte porquê escolheu a nossa empresa. (A pergunta que pega do cliente o objetivo dele ao adquirir seu produto. É importante entender e reunir na mesma persona pessoas com objetivos similares)

✓ Qual era a dificuldade (dor, objeção, problema) que você buscava solucionar em seu negócio do produto ou serviço quando nos contratou? (tentar entender ao máximo a dor do cliente para você solucionar)

✓ Qual o maior benefício que nosso produto oferece para você hoje?

c) Processo de Compra – Entrevista:

✓ Quando você assinou nosso serviço, como foi seu processo de compra? (Entender o máximo como o cliente foi atendido, o que o cliente gostou ou não gostou no atendimento online, telefone, e-mail ou presencial, etc.)

✓ Quais outras alternativas quer complementar?

✓ Como descobriu nossa empresa?

✓ Quais dúvidas você teve/tinha antes de contratar nosso serviço?

✓ Quais blogs/sites ou outras meios de informações você usa quando busca sanar estas dúvidas?

d) Utilização do Produto ou Serviço – Entrevista:

✓ Fale um pouco sobre o que tem aprendido após assinar o nosso serviço:

✓ Você continua utilizando nossos serviços? Com que frequência você utiliza os nosso serviços? Qual o grau de entendimento a pessoa tem sobre o produto que ela adquiriu? Ela continua utilizando-o?

e) Hábitos de Consumo – Entrevista:

✓ Com que frequência você contrata serviços do mercado de marketing digital? (Insira seu mercado aqui)

✓ Quais outros serviços você assina atualmente (ou outros produtos semelhantes que a pessoa compre)?

✓ Quais os dias e horários da semana você costuma consumir esses serviços (leitura online ou impressa, acessar e-mails)?

f) Finalização:

Última dúvida: Tem alguma coisa que eu não perguntei, que tenha influenciado sua decisão de trabalhar conosco?

“Obrigado, O NOME, suas respostas vão nos ajudar a melhorar mais a nossa empresa. Ficamos gratos e estamos à disposição para ajudar. Um grande abraço e tenha uma boa tarde!”

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