Cabral Cid - SEO Niterói - Consultoria - Expert - Estrategista em Vendas Online e Mentor de Resultados
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20 de novembro de 2016
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Qual o mais eficaz conteúdo para cada etapa do funil de vendas?

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Qual o mais eficaz conteúdo para cada etapa do funil de vendas?

Através de informações segmentadas e de qualidade sua empresa conseguirá atrair a atenção dos visitantes na Internet, transformando em leadsou seja, em e-mails que são potenciais futuros consumidores, e, incentivar as leads qualificadas a concluírem a compra do serviço ou produto que vende, passando por cada etapa do funil de vendas.

Mas como aplicar isso? Como podemos desenhar uma estratégia em marketing de conteúdo?

O que é o funil de vendas?

São passos de uma trajetória de um visitante comum até se tornar um interessado, um comprador e um defensor da sua marca.

Ele é representado na forma de um funil (lembra o funil usado na cozinha de casa), onde as suas partes são: o Topo de boca larga para um fundo de boca curta, porque a atração inicial e entrada de usuários sempre será maior que a conversão feita, ou seja, venda feita.

Em cada etapa do funil, o visitante, o futuro cliente potencial, tem um pensamento diferente. Pois ele busca por informações diferentes e possui um comportamento online específico. É por isto que você (empresa) precisa orientar sua produção de conteúdo para cada uma destas partes do funil.

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Conteúdos como: artigos, e-books, tutoriais, guias, hangouts ou webinars, campanhas, vídeo aulas (possuem mais engajamento para dialogar com aqueles que são seus clientes em potencial.

Topo do Funil – Descoberta e Interesse:

É o primeiro de contato com o visitante ou usuário com a marca /empresa. Aqui entram usuários ou visitantes neutros, através de algum anúncio pago ou orgânico (gratuito) que foi postado no blog, sites parceiros, colunistas, nas postagens das redes sociais diversas. Os usuários ou visitantes em 99% dos casos são neutros, não sabem nada ainda, nem sabem que precisam e necessitam do seu serviço ou produto que vai oferecer a frente, ou seja, nem sabem que possuem uma dor ou problema para ser resolvido.

Exemplo para você entender melhor: Você quer elaborar um conteúdo para atrair para sua loja de roupa masculina e feminina.  Essas pessoas que vão se interessar pelos seus artigos, seu vídeos, suas dicas de atração ainda não sabem que precisam dos seus tipos de roupas estilizadas ou qualidade das malhas, mas sabem das dificuldades e suas vontades do dia-a-dia: quando vai a um casamento, uma festa da empresa ou uma comemoração de um amigo, quando vai renovar o armário das roupas, quando emagrece ou acaba engordando uns quilinhos, quando vai na boate para ser destaque, mas ainda não sabem o que, etc.

O conteúdo do Topo do funil mais eficaz são os posts de redes sociais (83% da preferência dos entrevistados pela empresa de marketing RegaliX), artigos de blog e infográficos (81% da preferência, para ambos).

Então o conteúdo legal para este exemplo de loja de roupa masculina e ou feminina poderia ser um artigo de blog sobre “As Tendências da moda masculina e ou feminina para o ano de 2016” ou “Infográfico: A importância de renovar as roupas do armário para sair da rotina do dia a dia e o seu astral”.

Meio do Funil – Consideração e Intenção:

No meio do funil, os visitantes ou usuários que interagem com a marca /empresa, já sabem que possuem um problema ou dor e precisa de uma solução para resolver, só não sabe como. E é você a marca / a empresa que é o solucionador para ele.

O visitante ou usuário no meio se torna um lead e se aproxima ainda mais da conversão – venda final.

Aqui no meio do funil os conteúdos com maior resultado, de acordo com a pesquisa da RegaliX, estão nos whitepapers (78% da preferência), páginas do seu site para captação, ou seja, conteúdo exclusivo através das landing pages, como: e-books, tutoriais, guias, hangouts (google) ou webinars e vídeo-aulas ao vivo criadas por sua empresa.

Novos visitantes ou usuários que entrarem no meio do funil, estão dispostos a darem mais informações com a marca da empresa para se cadastrarem (nome, e-mail, telefone, whatsApp, número de funcionários, cargo na empresa, blog/site, estado, cidade, etc), pois já imaginam que vão receber algum conteúdo que vai solucionar o problema, a necessidade dela.

Exemplo para entender melhor: um e-commerce / loja virtual ou loja física de roupas femininas e ou masculinas e você quer criar um conteúdo que vai mostrar a solução oferecida por seu produto.

Que seria um e-book: “13 combinações de roupas adequadas para ir ao Happy Hour da empresa que trabalha.” ou um hangout (google) ou hangout / webinar “Tudo o que você precisa saber sobre as saias curtas que não Amassam” (feminino) ou “Tudo o que você precisa saber sobre as calças jeans que não Amassam” (masculino) podem atrair e educar o consumidor interessado.

Assim as informações que obteve do seu visitante ou usuário em troca desses materiais, vai passar a conhecer com mais detalhes sobre esta lead = e-mail, e, com isso poderá ter dados mais específicos para a outra etapa do fundo do funil de vendas que é da avaliação e compra.

Quando ele oferecer suas informações em troca destes materiais, você conhecerá mais sobre esta lead e poderá ter dados mais apropriados para a próxima do funil de vendas: a da avaliação e compra.

Fundo do Funil – Avaliação e Compra:

No fundo do funil, os visitantes ou usuários que interagem com a marca /empresa, já sabem que você sua marca / empresa tem a solução exata que ele precisa. Porém ainda não tem a confirmação de que realmente vai resolver a sua necessidade. E é você a marca que é o solucionador para ele. E é através do conteúdo engajador que oferece que vai convencer definitivamente que a sua marca é a solução total que ela precisa.

Páginas do seu site dedicadas ao conteúdo do produto (56% da preferência dos entrevistados da RegaliX), caso de sucesso (46%) e pesquisas de mercado (39%), e vídeos, principalmente os que colocam compradores já existentes para dar alguma avaliação sobre seu produto/serviço são os conteúdos mais atrativos que possuem o maior poder de conversão.

Exemplo para entender melhor: a loja física ou loja virtual de roupas masculinas e ou femininas irá produzir um estudo top ou uma campanha de e-mail com um kit com os principais modelos de roupas daquela estação (verão, inverno, outono ou primavera) mais vendidos e as necessidades que atendem para o público masculino ou feminino.

Nessa parte o departamento de vendas também agiliza: se um potencial consumidor está próximo da conversão, mas ainda apresenta dúvidas, um contato mais próximo, seja por e-mail, WhatsApp ou ligação, pode ajudá-lo a tirar a dúvida que ainda possui e realizar o sonho do consumidor de comprar aquele serviço ou produto.

Porque é importante ter um Site/Blog e Redes Sociais:

Cabral Cid || SEO e Expert em Vendas Online

Sabendo que precisa criar conteúdo de qualidade para atrair o seu público para as etapas do seu funil de vendas, é preciso certificar se sua empresa tem a estrutura digital necessária para o marketing de conteúdo.

Primeiro ter um blog dentro ou fora do seu site e manter atualizado diariamente ou semanalmente. Pois é através do seu blog que sua empresa conseguirá conduzir e atrair estes usuários interessados e enviá-los ao  funil de vendas, oferecendo diferentes tipos de conteúdo.

E mesmo assim, não pode se concentrar tudo no blog, tem que espalhar pelos sites parceiros, e identificar quais redes sociais a sua marca deve estar presente.

A importância do funil de vendas pode ser um incrível aliado da sua empresa para entender melhor o seu consumidor e poder criar conteúdo top e personalizado, atendendo as necessidades do cliente potencial.

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