SEO – Otimização de imagens

Cabral Cid - SEO Niterói - Consultoria - Expert - Estrategista em Vendas Online e Negócios e Mentor de Resultados

Muitos usuários não tem atentado para a importância da otimização das imagens que são postadas em seus sites ou blogs. A informação que vai agregada as imagens digitais podem trazer uma grande relevância para algum termo em específico nas buscas na web. Um dos segredinhos básicos no SEO (otimização de imagens), para sua imagens do seu site, serem encontrados nos buscadores, entre eles, Google.

Não deixe Nomes Padrões

É comum encontrar imagens na internet com os seguintes nomes: Dsc1424 ou Img1683. Informações como essas não comunicam nada de relevante para os buscadores. Quando fazemos pesquisas por imagens podemos notar que muitas das imagens que são encontradas não trazem nada relacionado a palavra que procuramos.

Isso acontece, pois os mecanismos de buscas tem dificuldades em encontrar imagens que não trazem nenhuma descrição consigo.

Não coloque nomes falsos

Outra prática dentro da questão dos nomes das imagens, são usuários que renomeiam as imagens com termos que eles acreditam que possam trazer visitas para o seu site. No entanto a palavra não representa a imagem.

O Google consegue identificar quando as imagens estão descontextualizadas com o próprio conteúdo do site.

O robô irá achar muito estranho uma imagem que não faz nenhuma associação ou sentido com o texto apresentado no site. E o site poderá ser punido, por isso não é nada recomendado tentar enganar com nomes falsos.

Tamanho do Arquivo

O ideal é que o tamanho do arquivo seja o menor possível. Dessa forma as imagens carregam rápido, e isso é algo que os buscadores gostam e premiam.

O tamanho do arquivo depende de 2 coisas:

  • A qualidade da imagem
  • A dimensão da imagem

Se quer uma imagem de grandes dimensões num arquivo pequeno, a qualidade não será boa.
E se quer uma imagem de alta qualidade, terá que reduzir as dimensões.

Isso faz do JPEG o formato ideal para os buscadores, ainda que também pode utilizar PNG e GIF.

Então, na hora de preparar suas imagens:

  • Utilize JPEG se for possível
  • Utilize as dimensões exatas que precise
  • A qualidade de JPEG media é suficiente para web

Você também pode utilizar Skitch para recortar, capturar e redimensionar imagens. Essa ferramenta faz um trabalho bom mantendo a qualidade das imagens, e além disso, permite adicionar notas, formas e desenhos.

Outra ferramenta legal e gratuita para usar com imagens é GIMP. É uma ferramenta em espanhol.
Um dos plugins no WordPress, que serve para comprimir imagens é  EWWW image Optimize.

Máximo de Informações sobre a imagem: Comando / Atributo Alt

O correto a ser feito é: Renomear corretamente a imagem e também fazer uma breve descrição sobre aquela imagem. “Comando Alt” fazendo isso, existe uma grande possibilidade daquela imagem ser indexada com sucesso. E a busca por aquele termo poderá de alguma forma levar tráfego ao seu site. O nome ALT vem do alternate texto ou texto alternativo, e é o que utilizam os buscadores para saber que é o que mostra a imagem. Também é o texto que é utilizado no lugar da imagem quando ela não pode ser carregada junto com o resto do conteúdo da página.

A chave para criar boas tag ALT são:

  • Descrever fielmente o conteúdo da imagem
  • Incluir a palavra chave principal
  • Ser especifico

Descrição Longa

Um atributo pouco conhecido para imagens é a descrição longa. Como seu nome diz, serve para incluir uma descrição mais longa que a que pode ser inclusa no atributo ALT.

A verdade é que a descrição longa não é muito utilizada, porém, queria incluir ela na lista para que você tenha toda a informação possível.

Sitemaps de Imagens

A otimização de imagens é a indexação. As imagens devem estar no índice do buscador para aparecer na busca, porém, se o buscador não encontra seus arquivos de imagem, dificilmente poderá registrar elas.

Há uma forma de aumentar as possibilidades de que suas imagens sejam indexadas, e é gerando um sitemap específico para imagens. O arquivo inclui a URL de cada imagem, porém, também é possível adicionar o título e o footer da foto.

Por: Cabral Cid

Peça a sua Solicitação de Análise de Site Grátis e Impulsionamos o Tráfego para o seu Site*:

Estamos prontos para analisar os aspectos de SEO do seu site e fornecer algumas dicas que possam ajudá-lo a impulsionar o tráfego, geração de leads e aumentar sua receita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *